EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Paulina, amor de eu


    De: Eduardo Quive - Maputo

    Esses beijos molhados,
    Esses beijos amolados que desaprovei,
    Esses beijos vermelhos que desconheço…

    …Diga…são para mim?

    Essa boca prateada,
    Esses lábios de Eva,
    Esse gostinho de felicidade,
    Essa boca…

    Diga…é para mim?
    Diz que me pertence esse corpo amaldiçoado de amor,
    Esse destino dos prazeres que és…diz…

    Diz que tudo isso é meu,
    Chama-me de Ndjombo (1),
    Suplica o meu amor
    Apelida-me seu mulumuzana (2),
    Faz-me seu muzandziua (3) …

    Diz…diz tudo que é para mim
    Entrega-te a este homem empobrecido de carinho,
    Chama-me para ser Madjokodjoko (4) com sigo,
    Deixa os Ntubeleluanas (5),
    Amara capulana (6)
    E despede a kokwana (7)
    Hoje você vem com migo
    Nós vai fazer Mutchato (8) Paulina,
    Hoje nós vai ser tudo Paulina
    Nós vai se amar na palhota dos Swikwembos (9)
    E vai fazer vovô Mavasse (10) ser Kokwana outra vez


    Pequeno Glossário
    1 – Sorte
    2 – Marido, Pai de Família (expressão usada por povo changana, do sul de Moçambique, para designar a um chefe de família)
    3 – Amado
    4 – Expressão usada na infância para referir-se a prática do sexo. Linguagem adaptada para não chamar as coisas com o próprio nome.
    5 – Escondidas (brincadeira de infância no escuro).
    6 – Tecido decorado, típico de África (usado principalmente pelas mulheres)
    7 – Avô, Antepassado, Ancião, Vovô.
    8 – Casamento
    9 – Deuses (geralmente quando usado no plural serve para referir-se a espíritos dos antepassados ou mesmo a feitiçaria)
    10 – Nome tradicional, usado geralmente, pelo povo Changana, do sul de Moçambique.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More