EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    LIVROS: “Livro Livre” de Laulane e arredores


    Eduardo Quive


    Em jeito de insitação a uma provável viagem ao seu meio, Niosta Cossa que se propõe ser o cronista dos próximos tempos depois dos Machado da Graça, Tomás Vieira Mário entre outros bons nomes que se assinalam neste género raro no país, tornou oficial o seu estatuto de cronista na semana passada em Maputo, com o lançamento do seu livro intitulado “Livro Livre”.
    Afinal, estamos perante uma escrita não muito nova, mas para lá das regras clássicas. Estamos na verdade, diante de um autor que se consolida entre o dizer o que pensa perante o dizer o que sabe e o que outros pensam. Niosta Cossa não cede à pressão e nem teme as aventuras. Escreve e descreve de forma sólida, os problemas periféricos, aliás, tal periferia que vive desde ao seu “agitado” bairro Laulane aos outros cantos da cidade de Maputo que ele vê com um olhar crítico.
    Na lupa desde jovem escriba, em “Livro Livre” passam-se cenários como, pressa com que os homens agem todos os dias, frustração, nostalgia, fome e sede sem falar dos movimentos que Laulane faz sem estar fora da cidade que é capital de Moçambique o que lhe faz dizer de viva voz “escrevo por paixão – actualmente amo brincar com as palavras, construir frases, desconstruir conceitos, inaugurar novos mundos (ou redescobrir os velhos)”.
    A relação deste autor com o seu meio (meio de todos), leva a uma necessidade de se revisitar um outro “cronista” que constantemente se camufla na posição de contador de estórias, Marcelo Panguana, que nas suas obras “O Chão das Coisas” e “Como um louco ao fim da tarde” faz quese que sistematicamente, uma radiografia dos problemas do quotidiano, sem deixar de os relacionar com os tempos idos.
    O lançamento de “Livro Livre” de Niosta Cossa, que aconteceu na Escola de Artes e Comunicação da Universidade Eduardo Mondlane, foi um acto presidido pelo académico Cremildo Bahule, este que por sua vez, é autor da satírica obra “Carlos Cardoso: um poeta de consciência profética” e “Babalaze: A Outra Margem da Verdade”.
    Para Bahule, Niosta Cossa é um autor de que o país precisa e vem para enriquecer o Moçambique literário que se está a consolidar, daí, a leitura de “Livro Livre” ser não só por necessidade de entretenimento, mas por se tratar de um livro que fala de um quotidiano por todos conhecido, facto que nos leva a intitular essa obra de “Livro Livre” de Laulane e arredores.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More