EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Morreu Ngwenha! O calar do “Crocodilo” suscita lágrimas e dor em Maputo

    Reportagem: Redacção Literatas
    Chegaram hoje na capital Moçambicana, Maputo, os restos mortais do pintor-mor Malangatana Valente Ngwenha, um autêntico monstro sagrado nas artes moçambicanas, o Homem que pintava pessoas!
    As ruas de Maputo, onde pelo menos os Literatas fizeram uma ronda, estavam em silêncio, a cidade da Matola também não respirava vida, era tudo cheiro de Morte, sabor da lágrima e cenário negro. Todos choram a alma do artista polivalente.
    Malangatana, assemelhava-se a tradução do seu apelido, Ngwenha, que significa crocodilo, conseguia marcar as pessoas pela sua capacidade de se impor com elevada supremacia e excelência. Isto não é “o drama da morte” é o retrato inacabável do homem que esta terra se orgulha de ter edificado.
    Até sexta-feira, data do inteiro dos restos mortais do artista, o Estado moçambicano, estará de luto, em continência e homenagem ao Malangatana Valente Ngwenha. Um herói que tal como em vida, faz a diferença já morto.
    Os restos mortais do Malangatana, vão repousar na terra que o viu a nascer, Matalana, no distrito de Marracuene, na Província de Maputo.
    Adeus herói das artes.
    Adeus embondeiro da cultura moçambicana!
    Adeus amiguinho das criancinhas.
    Adeus herói da causa de todos.
    A pátria ti recordará, vovô Ngwenha.

    1 comentários:

    Hola: Me parece muy importante la labor de difusión que están realizado a través de ese blog. Me ha sido muy útil para el conocimiento de la literatura de ese país. Soy educador en Santa Marta; Colombia y tengo un blog revista de carácter educativo sobre filosofía, literatura y cine; estoy elaborando unlistado de autores y obras literarias por países. Si desea visitarlo, la dirección es:
    http://alvarogomezcastro.over-blog.es

    Saludos

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More