EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Epigramas do novo livro “o livro dos epigramas & outros poemas” do escritor Cláudio Portella


    Epigrama cinco 
                                          meu lado cotidiano tenta-me a ver a luta.
                                          e o outro, o que ler cecília, me faz desligar a tv.
                                          filmes de luta. por que será tão importante dar porradas
                                          uns nos outros? o belo e o feio. o escritor e o boxeador.
                                          a flor e a lama. paradoxos enchem o saco.
                                          me entendi por gente vendo televisão.
                                          e o fazedor de doido persegue-me.
                                          agora mesmo vejo-o a mostrar-me dois homens trocando
                                          socos. mas o que me assusta de verdade e constatar
                                          outros homens divertirem-se com isso.
                                          sim. paradoxos enchem.
     
    Epigrama oito 
                                          espere tudo de cinco mulheres conversando.
                                          obscenidades. elas emanciparam-se.
                                          tornaram-se fortes, corajosas e opressoras.
                                          queremos mostrar poder, porém, dez de nós,
                                          conversando, não chega perto de cinco delas.




     
    Epigrama dez 
                                          extraterrestres existem.
                                          enquanto escrevo,
                                          estou sendo ameaçado por um.
                                          ele quer me levar para casa.
                                          me dar carinho e atenção.
                                          diz que o cazuza tá lá.
                                          onde eu não sei.
                                          não me disse nada.
                                          também nada perguntei.
                                          tenho pouco tempo para escrever.
                                          eu não vou, não vou, solta, já disse que não vou, porra!  
    Epigrama treze 
                                          quando criança, minha irmã colecionava figurinhas
                                          do álbum amar é. nas figurinhas vinham frases
                                          sobre o que é amar.
                                          lembro uma:
                                          amar é ficar sempre ao lado da pessoa amada.
                                          sempre. nunca fazê-la sofrer. nunca.
     
    Epigrama quinze 
                                          se quer me comer: coma!
                                          se quer trepar sem camisinha: trepe!
                                          se quer furar o sinal, o velho sinal: fure!
                                          se quer dá uma porrada num preto,
                                          por ser preto: dê!
                                          se de madrugada quer botar o som bem alto: bote!
                                          se quer ir para a itália: não vá!
                                          pois estou só.
                                          tão só, como eu.

     
    Epigrama dezanove 
                                          li que três milhões de pessoas foram ao fortal.
                                          três milhões é a população da cidade.
                                          e eu necessitando com urgência encontrar alguém,
                                          alguém especial.
                                          alguém que não tenha ido ao fortal.
                                          alguém que acerte os ponteiros ao meu.
                                          alguém para consolar
                                          o profundo mal estar,
                                          o estado terrível,
                                          chamado:
                                          so – li – dão.
     
    Epigrama vinte 
                                          ouço canções piegas
                                          que falam de solidão,
                                          de amor, de reencontro,
                                          de flores.
                                          canções prediletas dos meus pais.
                                          e tudo é tão bom,
                                          como perceber formas obscuras
                                          na claridade da manhã.
     
    Epigrama vinte e um 
                                          estou pirocando.
                                          e cada vez mais dispirocado.
                                          acho tudo esquisito.
                                          sou muito ansioso e agitado.
                                          drogado e depravado.
                                          mas me queira bem.
                                          me queira bem.
                                          queira bem.
                                          bem.
                                          be.
                                          b.
                                          .
    Epigrama vinte e três 
                                          não duvido que jesus cristo
                                          nos dará uma vida eterna.
                                          a dúvida é para que serve vida eterna.
                                          a morte deveria ser uma chance
                                          de começar tudo de novo.
                                          oportunidade para consertar as besteiras,
                                          os arrependimentos.
                                          consolar peso na consciência,
                                          dor de cotovelo.
                                          em vez de comer do pão
                                          e beber do vinho,
                                          que tal café com pão?
                                          tome o cotidiano
                                          em doses curtas.
                                          como quem bebe pinga. 

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More