EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Gabriel García Márquez vai parar de escrever


    O escritor colombiano Gabriel García Márquez, de 86 anos, sofre de demência senil, embora ainda conserve o humor, a alegria e o entusiasmo que sempre teve, afirmou o seu irmão Jaime García Márquez.
    Por causa da doença, Gabo, apelido do prémio Nobel de Literatura, não deve escrever a segunda parte da sua biografia “Viver para Contar”, nem nenhuma outra obra. “Infelizmente, acho que não será possível, mas tomara que esteja errado”.
    Num encontro com participantes do programa cultural Ruta Quetzal BBVA, no Museu da Inquisição, na cidade caribenha de Cartagena, o irmão do autor disse que, do ponto de vista físico, ele está bem, embora já tenha alguns conflitos de memória.
    “Na nossa família, todos sofremos de demência senil e ele já tem os estragos causados pelo cancro linfático em 1999, que quase o matou. A quimioterapia salvou a sua vida, mas também acabou com muitos neurónios, muitas defesas e células e isso acelerou o processo”, explicou.
    No entanto, o irmão de Gabito, nome pelo qual se referiu o tempo todo ao escritor, afirmou que ainda é possível conversar com ele. “Quando falamos com ele, temos muita preocupação com a sua saúde, mas terminamos profundamente felizes porque ele está vivo”, acrescentou.
    Jaime García Márquez explicou que o estado de saúde do seu irmão é uma notícia que, por diferentes razões, mantiveram em relativo segredo, não porque exista algo grave que não possa ser divulgado, “mas porque se trata da sua vida, e ele sempre tentou protegê-la”.
    “O facto real é que há muitos comentários, alguns estão certos, mas sempre estão cheios de morbidez. Às vezes, dão a sensação de que queriam que ele morresse, como se a sua morte fosse uma grande notícia”, reclamou.

     

    A demência (ou não) de Gabriel García Márquez


    O presidente da Fundação de Novo Jornalismo Ibero-Americano, fundada por Gabriel García Márquez, escreveu na sua conta Twitter que o escritor não sofre de demência, confirmando no entanto que tem problemas de memória.
    A reacção de Jaime Abello surgiu logo depois de o irmão do autor de Cem Anos de Solidão ter falado pela primeira vez em público sobre o seu estado de saúde, que há vários meses tem gerado muitos rumores. Jaime García Márquez disse então que o escritor tinha perdido a memória, tinha sido diagnosticado com demência – um problema recorrente na família – e que, por causa disso, deixaria de escrever. Mas Jaime Abello Banfi escreveu no Twitter que “Gabo  não está demente”, admitindo, no entanto, que García Márquez tem problemas de memória. “Envelheceu e esquece-se das coisas, mas ainda posso desfrutar dele como amigo.” O presidente da fundação, que é também amigo do escritor, sustentou ainda que “não há diagnóstico médico de demência”.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More