EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    O passo certo no caminho errado: O Dilema das cores


    Nelson Lineu – Maputo



    O convite veio a uma semana, na mesma duração o Lourenço pôs-se a pensar no traje, não no seu, mas o da sua companheira. Conheceram-se quando ele fazia a escola comercial, ela trabalhava na secretaria da escola. Ela vendo-lhe muitas vezes no seu canto, chamava-lhe para conversarem, e lhe dava dinheiro para lanche, já que ele nem para apanhar chapa tinha, percorria vários quilómetros até chegar na escola, cansado e muitas vezes faminto, era de uma família pobre e vivia nos arredores da cidade.
    Fernanda era motivo de risadas dos alunos por causa da não combinação das cores da sua roupa, motivo esse que ela soube depois. Lourenço era o único que não procedia assim, pelo contrário elogiava-lhe
    Feito o ensino básico na Escola Comercial, enquanto ele procurava emprego decidiu concorrer para o instituto comercial, onde faria o nível médio, foi admitido brilhantemente. Menino como chamava a funcionária da escola era o canto onde ela ouvia a sua voz, com a possibilidade de não se verem mais, decidiu unir o urgente e o importante. Lourenço passou a viver em casa dela, tendo melhorado algumas das suas más condições, ainda por cima era perto do Instituto escola. Ela vivia sozinha, nunca permitiu homem entrar na sua vida, temia que acontecesse o mesmo que aconteceu com a mãe, depois de ela nascer, primeiro o pai não assumiu, quando finalmente assume, disse-lhe que viajaria em busca de emprego e o melhor para a filha. A mãe morreu esperando porque ele fez com que ela prometesse não se envolver com alguém até ele voltar.
    Enquanto ele fazia o curso, a troca de carinho, afecto e amor de mãe e filho, passou para de homem e mulher, quando ambos perceberam procuram fugir, era nessa fuga onde mais crescia a vontade e desejo de estarem perto um do outro. Numa noite como ambos dizem, sonambulamente viram-se sobre a mesma cama, ambos afirmam não saber de quem era a cama porque naquele momento, era eles e o mundo ou seja partilhavam-no.
    Lourenço fez o curso em tempo recorde que lhe trouxe compensação um emprego na empresa onde fez o estágio, funcionário exemplar e inteligente, foi subindo de posto em posto, ganhou confiança do chefe até ao ponto de contarem-lhe como é que o dinheiro entrava na empresa, que eles trabalhavam era só para inglês ver, a empresa tinha outros negócios e a embalagem eram contentores.
    Hoje tem o seu primeiro encontro onde vai ser apresentado aos outros da cúpula, quanto ao traje para ele não há muita dor de cabeça é só um simples fato, e a esposa? Voltava-lhe na cabeça a questão de ela não saber combinar as cores, embora ela já tinha ultrapassado esse obstáculo porque ele soube dizer-lhe. O que fez com que ela percebesse que ele gostava dela de verdade e não seria como o pai. Agora a coisa era diferente, ele questionava-se se a mulher saberia combinar as cores da corrupção. 

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More