EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Personagem da semana: Conceição Evaristo



    Conceição Evaristo nasceu em 29 de dezembro de 1946 numa favela da zona sul de Belo Horizonte. Teve que conciliar os estudos com o trabalho como empregada doméstica, até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ.
    Na década de 1980, entrou em contato com o Grupo Quilombhoje. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização.
    É Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.
    Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o idioma inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

    Obras

    Romance
    Ponciá Vicêncio (2003)
    Becos da Memória (2006)

    Poesia
    Poemas da recordação e outros movimentos (2008)

    Contos
    Insubmissas lágrimas de mulheres (Nandyala, 2011)

    Participações em antologias
    Cadernos Negros (Quilombhoje, 1990)
    Contos Afros (Quilombhoje)
    Contos do mar sem fim (Editora Pallas)
    Questão de Pele (Língua Geral)
    Schwarze prosa (Alemanha, 1993)
    Moving beyond boundaries: international dimension of black women’s writing (1995)
    Women righting – Afro-brazilian Women’s Short Fiction (Inglaterra, 2005)
    Finally Us: contemporary black brazilian women writers (1995)
    Callaloo, vols. 18 e 30 (1995, 2008)
    Fourteen female voices from Brazil (EUA, 2002), Estados Unidos
    Chimurenga People (África do Sul, 2007)
    Brasil-África: como se o mar fosse mentira (Brasil/Angola, 2006)



    Recordar é preciso

    O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos
    A memória bravia lança o leme:
    Recordar é preciso.
    O movimento vaivém nas águas-lembranças
    dos meus marejados olhos transborda-me a vida,
    salgando-me o rosto e o gosto.
    Sou eternamente náufraga,
    mas os fundos oceanos não me amedrontam
    e nem me imobilizam.
    Uma paixão profunda é a bóia que me emerge.
    Sei que o mistério subsiste além das águas.

    Eu-Mulher

    Uma gota de leite
    me escorre entre os seios.
    Uma mancha de sangue
    me enfeita entre as pernas.
    Meia palavra mordida
    me foge da boca.
    Vagos desejos insinuam esperanças.
    Eu-mulher em rios vermelhos
    inauguro a vida.
    Em baixa voz
    violento os tímpanos do mundo.
    Antevejo.
    Antecipo.
    Antes-vivo
    Antes – agora – o que há de vir.
    Eu fêmea-matriz.
    Eu força-motriz.
    Eu-mulher
    abrigo da semente
    moto-contínuo
    do mundo.

    Conceição Evaristo. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More