SEGUIDORES
LEIA AQUI A EDIÇÃO 51
Pub
Maputo: Preparativos para VIIº Festival Nacional da Cultura
Fazedores de cultura atentos aos preparativos
Por Eduardo Quive
O Ministério da Cultura e os intervenientes da cultura nacional, discutiram na passada quarta-feira em Maputo, o regulamento da próxima edição do Festival Nacional da Cultura, que acontecerá pela sétima vez em 2012.
De acordo com os fazedores da cultura reunidos nesta sessão, salienta-se importante que se tome atenção na logística, pois a partir desta, poderá ser alcançado o maior objectivo, que é o de, juntar o que melhor se tem em termos de arte no país e se exibir em boas condições.
Os artistas chamaram a atenção para a fase dos apuramentos, para que de facto, se leve para a fase final do festival, grupos que merecem lá estar.
Já o Ministro da Cultura, Armando Artur, enalteceu as contribuições dos intervenientes culturais, reiterando que o Festival Nacional da Cultura é de todos moçambicanos, e constitui oportunidade para que a identidade cultural dos moçambicanos esteja reactivada e reconhecida internacionalmente.
Ainda no encontro, o Ministério da Cultura procedeu com a apresentação da sua página oficinal na Internet, onde disponibilizará informações institucionais e os valores culturais do país.
Nampula capital da cultura em 2011
No Norte de Moçambique, foi escolhida a cidade de Nampula para acolher a mais prestigiada festa da cultura com maior exaltação dos valores culturais dos moçambicanos, onde várias expressões intercalam-se uma vez em cada dois anos.
Uma das estratégias definidas pelo Ministério da Cultura, é fazer com que, durante todo o ano 2012, todo o movimento artístico–cultural do país, tenha em vista a cidade de Nampula como o centro das atenções.
Armando Artur, referiu que ao adoptar esta estratégia, o objectivo do Ministério da Cultura, é fazer com que, o Festival Nacional da Cultura ganhe mais valores a serem aproveitados para o sector turístico e para a difusão da diversidade cultural, permitindo assim que se mobilizem mais recursos para o mesmo.
Deve-se também, segundo o Ministro da Cultura, mostrar o valor e a importância da cultura para que haja mais investimentos, parcerias e orçamento para esta área, o que poderá favorecer os seus fazedores e o país no geral.
Pub
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Fontes: Wikipédia/Lusofonia.com.sapo.pt Escritor guineense, Helder Proença Quando te propus um amanhecer diferente a terra ...
-
Ruth Berta Boane - Tete Como o vento abraça o mar Conjugo os verbos brutalmente Devoro um livro e fico sem ar Cuspo as palavras eloquent...
-
7os Encontros com a História no Instituto Camões: “Dos Nacionalismos às Independências em África” (9 a 13 de Maio de 2011) Decorrem, entre...
-
Pedro Du Bois - Itapema-Brasil Sendo apenas a voz no discurso incompleto engloba verbos substantivados: às vozes ...
0 comentários:
Enviar um comentário