EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    MAPUTO: ARRANCOU O FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA

    De: Eduardo Quive
    Foto: Rogério Manhique 

    Teve início ontem, no Instututo Camões em Maputo, o Festival Internacional Showesia – 2011, neste ano com o tema Paz, no âmbito do V Festival Palavras no Mundo. Associação Cultural Showesia, sedeada em Moçambique, é a coordenadora do festival para a língua portuguesa no mundo.

    Pretende-se com esta iniciativa na edição de 2011, fazer-se um apelo a paz, solidariedade, amor em todos os lugares, em todos os momentos, com todas as pessoas a nível mundial, usando a música, poesia, cinema, entre outros meios.
    “A inércia também violenta os outros, nos inquieta, traz aquilo que vemos a olho nú para as nossas casas, para as nossas vidas. Não passemos ao lado de situações que pudemos evitar, mudar. Muitas vezes com um simples toque dos dedos, com uma palavra, com um gesto. Não podemos pretender do mundo, aquilo que não fazemos por ele. A mudança começa por dentro, em cada um de nós.”
    A presidente da Associação Cultural Showesia, Tânea Tomé, disse a nossa reportagem tratar-se de mais uma acção para não só difundir-se mensagens sobre a paz, mas para que esta se implante no seio dos povos e que seja o teor entre os humanos.
    Tânea Tomé, disse ser o principal grupo alvo deste festival, os jovens e as crianças, que são as camadas com maior força de influência, sendo que assim, facilitaria a disseminação da mensagem pelas famílias e pela sociedade no geral.
    “Penso que estas são camadas que podem nos trazer bons resultados, porque carecem de conhecimentos e passar a mensagem para quem já a detêm não nos interessa. Interessa passar a mensagem para ainda não está consciente disso para que estes levem-na para outros.” Disse.
    Ainda segundo a mensagem do Showesia, a dignidade, a paz, a solidariedade são dos princípios e direitos mais importantes do ser humano, ter direito a ser respeitado, a ter condições de vida, a ter oportunidade, a dignidade, a liberdade, de estar tranquilo consigo mesmo e com o mundo, ter oportunidade de usufruir de todos direitos, só poderá acontecer se estiver em paz consigo e com o mundo.
    “E só assim poderemos ter mais paz e amor no mundo que ansiamos.”
    Ainda nesta semana, nos dias 5 e 6 vão prosseguir os debates acompanhados por filmes, música e poesia no Centro Cultural Brasil – Moçambique em Maputo e no dia 14 deste mês, no ponto mais alto, vai se realizar a Marcha pela Paz na capital moçambicana.
    Refira-se que participam deste evento a em Moçambique, a realizadora de filmes e Activista brasileira, redicada nos Estados Unidos da América, Iara Lee , na música, Tânia Tomé, Neyma Lu ,Assa Matusse, Vasta Capela, Maneto, Patrick, Henrique Alberto, Beto,  Gama, Nzonza, Maneto, Eunesia Cristina, kelvin Matsinhe, Zinaida Zualo, Elias, entre outros.
    Quanto aos escritores e oradores consta da lista, alguns como Mia Couto, Calane da Silva, Eugénio Brás entre outros incluindo o brasileiro Rosália Diogo que se juntarão ainda com os declamadores Osvaldo Mbali, Sangare Okapi, Iracema de Sousa e Lucílio Manjate.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More