EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    LANÇAMENTOS SEXTA-FEIRA AS 17:30H NO CCBM:



    A Livaningo Cartão d’Arte, editora que produz livros artesanais, vai lançar no próximo dia 27/07/12, às 17:30h, no Centro Cultural Brasil-Moçambique - CCBM, duas obras de cartão: Estatuto e Focalização: Modalidades Técnico-narrativas Propensas à Expressão de Ideologias em Godido, João Dias e Portagem, Orlando Mendes, tese do docente universitário Aurélio Cuna e Mutxukumetiwa do escritor Rei do Gado. A apresentação das obras estára a cargo dos académicos Nataniel Ngomane e Abudo Machude, respectivamente.

    A obra de Aurélio Cuna é um estudo comparado de Godido e Portagem, na qual o autor demonstra como as modalidades técnico-narrativas revelam-se determinantes na expressão de ideologias dos narradores, com enfoque aos protagonistas das diegeses, numa época em que a arte, e a literatura em particular, era usada como um instrumento de luta contra a dominação colonial, a segunda oscila entre o conto e o romance.

    Em Mutxukumetiwa, o atirado/o deitado, Rei do Gado apresenta-nos um universo dramático, no qual, por um lado, as personagens enfrentam as consequências da miséria, e, por outro lado, as consequências da prosperidade aparente. Aliás, enquanto Cuna desenvolve uma recensão crítica sobre duas obras clássicas da literatura moçambicana que narram os dramas que os protagonistas enfrentam no mundo “civilizado” (Godido e João Xilim), Rei do Gado apresenta-nos um personagem que padece por ter sido abandonado pelos pais. Por isso, chamar-se Mutxukumetiwa.
    Pelo facto de a Livaningo, cartão d’arte ser uma editora alternativa que produz livros alternativos a baixo custo cujo objectivo é promover jovens escritores e tornar a literatura acessível a mais pessoas, a iniciativa da sua primeira aparição é apoiada pelo Movimento Literário Kuphaluxa, agremiação que congrega activistas literários com missão de ampliar na sociedade o gosto pela leitura e a promoção de escritores em aparição no panorama literário moçambicano e não só.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More