EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    Croniconto: A encomenda do teste de SIDA


    Dany Wambire - Beira/Moçambique


    Três amigos eu tinha, bastante mulherengos. Sim, apresentavam um desviado comportamento no capítulo das mulheres. Os três tinham apurada competência para apreciar mulheres, abrir os zips das vestes femininas, afagar-lhes a pele, excitá-las e, por fim, enroscarem-se-lhes nas suas mais profundas entranhas.
    Crível, no resto, é o modo como estes amigos degeneraram na prostituição. Sim, falo da prostituição e não da mulherenguice. Que se chame também os eles prostitutos e não mulherengos. É que os homens, o hábito têm de suavizar os adjectivos dos piores defeitos, e enaltecer os das virtudes. Ademais, quem se mete com as prostitutas? Então, por que vulgarizar um outro adjectivo, bem distante, enquanto existe o próximo, bastando apenas mudar uma letra da mesma palavra. Sim, apenas de a para 0. Ah, deixemos isso para o próximo capítulo, para não fugir as ordens do parágrafo. Dizia eu, que crível é o modo como os meus amigos se tornaram prostitutos, exibindo seus nus a toda mulher desfrutável.
    Tudo teve início quando os hábitos da modernidade, oriundos talvez dos brancos, abateram-se sobre a nossa tradição. Permitiu-se o namoro, desenvolveram-se campanhas de combate à feitiçaria, esse nosso antiquado mecanismo de ordenamento social. E, como preparação ao casamento, pessoas várias desataram a namorar, incluindo menores e os que não tinham qualquer plano de casamento. Então, estes últimos preparavam o quê? Prostituição?!
    Na verdade, não demorou para que as consequências se abatessem sobre toda a sociedade. Os namoros eram feitos com múltiplos parceiros ao mesmo tempo, perigando a saúde dos envolvidos. E volvidos significativos anos, tais namoros frutificavam, grosso modo, doenças, vícios, más-línguas. Os velhos assistiam ao cenário, sem poder de frear aquilo que sucedia. Apenas lamentavam:
    ― Essa coisa de os homens brincarem mal com mulheres era proibido nos nossos tempos, e havia feitiçaria para travar isso. ― Quase terminando o lamento acrescentavam. ― Mas hoje dizem existir a polícia…!
    Aconteceu, falando concretamente dos meus supracitados amigos, que mais tarde casaram-se por pressão da idade e dos pais. E como na cidade houvesse escassez de talhões para os de pouca posse, alugaram as respectivas casas. Ao fim do terceiro mês do enlace matrimonial, as consortes já tinham alojado fetos nos respectivos ventres. Admoestadas, depois, a irem a uma consulta pré-natal foram as gestantes. Até votadas ao teste de HIV elas estiveram. Uma a uma entrou pela sala de consulta adentro a fazer o teste. O resultado foi negativo para as três. Saíram ilesas das aventuras extraconjugais dos cônjuges, pode-se dizer.
    Uma delas, todavia, quis assustar ao marido, deixá-lo com nervos à flor da pele. Pegou no celular que jazia na sua bolsa e ligou ao marido, que se chamava Josefino Costura. Quando o marido atendeu, ela disse.
    ― Depois do teste do HIV que fiz, a enfermeira quer a sua presença aqui no centro de saúde.
    No seguido, explicou ainda ao marido que as amigas que igualmente tinham sido sujeitas ao teste, não tiveram o azar de ser-lhes convocados os maridos. Para mais, agravou ainda dizendo que no hospital são solicitados os maridos das gestantes cujo estado serológico é positivo. E preocupado o marido ficou, mas escusou-se fazendo caçoada, pois ele sabia que fiel a esposa era, diferente dele.
    ― Se somos seropositivos não é senão por causa de instrumentos cortantes não esterilizados, mamã: agulhas, seringas, lâminas, etc.
    À entrada do hospital, a mulher esperava por ele. Viu a seriedade dissimulada que reluzia no semblante da mulher. De instantâneo, se desfez a mesma seriedade e ela montou no carro do marido, feliz.
    ― Te mandei vir porque queria tua boleia, eu sou seronegativa. ― Disse a gestante.
    ― Então eu também sou seronegativo, filha! ― Disse, alegre, Josefino.
    No dia ulterior, todos os três amigos meus encontraram-se a festejar a boa nova, e diziam todos extasiados: nós somos seronegativos, as nossas mulheres fizeram o teste.

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More