EM DESTAQUE

  • RUA ARAÚJO….É hora de ir a putaria. Conto de Eduardo Quive
  • FESTIVAL INTERNACIONAL SHOWESIA – levando a mensagem sobre a Paz no Mundo através da arte
  • VALE A PENA GASTAR 111 MILHÕES USD PARA ALTERAR A LÍNGUA?
  • Feira do Livro da Minerva Central na 76ª Edição em Maputo”.
  • SEGUIDORES

    LEIA AQUI A EDIÇÃO 51

    Pub

    John Bella lança "O Regresso da Rainha Njinga" 


    O escritor angolano Jorge Marques Bela “John Bella” fará o lançamento do segundo volume do seu romance “o regresso da Rainha Njinga”, em Dezembro deste ano, por ocasião do 349º aniversário da morte da soberana do império Ngola.
    De acordo com o escritor, que avançou o facto hoje à Angop, o lançamento oficial do livro vai acontecer em Luanda e posteriormente será apresentado em Portugal, país onde está a ser preparada a referida obra pela Editora portuguesa “O cão que lê”.
    O livro, segundo o autor, comportará mais de 300 páginas que retratam aspectos sobre a soberana do reino do Ngola e deverá chegar a Angola em número de tiragem não revelado no próximo mês de Agosto.
    O primeiro volume do romance sobre a rainha, de 23 páginas, de acordo com John Bella, intitula-se “os primeiros passos da Rainha Njinga” e foi editado em Novembro de 2011.
    Njinga Mbande, tida como maior símbolo da resistência armada contra a ocupação portuguesa, nasceu em meados de 1582 e faleceu a 17 de Dezembro de 1663, sem, no entanto, ter sido capturada ou morta como foi intenção das mais altas patentes militares portuguesas da época esclavagista, ante uma longa e impiedosa perseguição a que a rainha foi submetida.
    John Bella retrata neste romance estes e outros aspectos que nortearam a vida da rainha Njinga Mbande, com o objectivo de divulgar e levar ao conhecimento das novas gerações a imponência dessa que foi a soberana do reino do Ngola (Angola), bem como contribuir no crescimento da história.
    Segundo o autor, para a compilação dos dados recorreu-se ao estudo e contacto com investigadores, tendo sido apurado que para a reconstituição do Império Ngola, quase já sob domínio político-militar português, Njinga Mbande teve que fazer alianças com os africanos e holandeses para uma luta contra a escravidão do seu povo.
    “Com este livro aspiro procurar encontrar, analisar e posteriormente fazer entender as causas deste ou daquele procedimento, quer positivo ou aparentemente negativo, de Mwene Njinga a Mbande sobre os acontecimentos de Zanga kya Ndanji, Kuwapolo, Kindonga, Kyambata, Kala a Ndula, Samba a Lukala, Mbanza e Makaria a Matamba, Mapungu a Ndongo, Kakulu ka Hangu, Kakulu ka Basa, Kasanji Kula a Muxitu, Kasanji Kula a Xingu, Kasanji ka Kinguri, entre outras localidades do reindo do Ngola no período de 1623 a 1630”, sustentou.
    John Bella começou a escrever aos 12 anos de idade e ingressou na Brigada Jovem de Literatura em 1984. Em 1987 frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, em Luanda.
    Em 1995 publicou o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da vida” e até 2012, escreveu outras obras como “Panelas cozinharam madrugadas”, “As orelhas do coelho Hélio”, “Nzamba o rei sou eu” e “Estes dois são Cão e Gato”.
    Fez a apresentação este mês, do seu mais recente livro infantil “As lágrimas do Rei-sol”, inserida no âmbito do projecto “Jardim do livro infantil”, decorrido de 29 de Junho último a 1 Julho no país, sob promoção do ministério da cultura. Angola Press

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Pub

    AS MAIS LIDAS DA SEMANA

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More